sábado, 24 de agosto de 2013

Doce de Tomate

Da avó Rosa trouxe tomate chucha, biológico pois não tem qualquer tipo de quimicos. Com uma parte congelei para usar no Inverno e o restante fiz Doce de Tomate.

O doce de tomate é um dos meus favoritos, adoro por doce por cima de uma torrada com um pouco de manteiga, é divino.....

Para fazer doce de tomate é necessário pelar os tomates, uma tarefa que costumava ser pouco agradável, mas que eu descobri uma forma fácil e rápida de o fazer.
Depois de lavar o tomate, faz-se um corte pequeno em cruz na cabeça do tomate.
Num alguidar pequeno deita-se pequenas quantidades de tomate, cobre-se com água a ferver e aguarda-se alguns minutos. De seguida deita-se o tomate em água fria e aguarda-se mais uns minutos.
É aqui que a tarefa se torna fácil.... com a ponta da faca, puxa-se a pele a partir do local onde fizemos a cruz e, a pele sai praticamente inteira de alto a baixo, sem trazer polpa agarrada.
Nota: Se por acaso vier polpa, é sinal que não esteve tempo suficiente na água quente, ponha mais uns minutos na água quente e depois na água fria de novo.
Faça pequenas quantidades de tomate de cada vez, para que não coza o tomate na água quente.
Eu fiz a receita para 3kg de tomate, pode fazer a quantidade que quiser, aqui fica a base dos ingredientes para 1kg de tomate.
Os 3 Kg de tomate eu fiz 6 frascos de doce, frascos de tamanhos diferentes, pois eu reciclei frascos.

DOCE DE TOMATE

Ingredientes para 1kg tomate:
500g de açucar
1 pau de canela
raspa de 1 limão

Depois de pelar o tomate, abrir o tomate ao meio e retirar as sementes e cortar em pedaços. Não faz diferença se ficarem algumas, mas é uma questão de gosto.
Deitar o tomate cortado num taco largo e alto, juntamente com o açucar, a raspa de limão e os paus de canela e pôr ao lume. Quando levantar fervura, baixar o lume e deixar apurar, mexer de vez em quando para não pegar.
O ponto é aquele que mais gosta, mais liquido ou menos liquido é a gosto do freguês. Se deitar num prato um pouco do doce e deixar arrefecer vai perceber em que ponto está a consistência do doce. Não esqueça que quando arrefecer vai solidificar.

Retirar os paus de canela.
Se quiser passar o doce pelo passe-vite, pode fazer, eu prefiro sentir um bocadinho de tomate doce aqui e ali.....
Deitar o doce quente nos frascos ainda mornos de esterelizar e encha até acima, sem sujar os frascos por fora, pois estão esterelizados. Para ajudar cortei a parte de cima de uma garrafa plástica e usei como funil. Feche bem com a tampa. 
Ponha o frasco de cabeça para baixo ou esterelize em banho-maria (ver publicação de esterelização) e deixar assim até arrefecer.
Guarde depois de arrefecer em local fresco e escuro.
Delicie-se nos dias frios do Inverno com este doce.

Nota: a esterelização dos frascos antes de pôr o doce e a esterelização depois do doce estar fechado nos frascos, ajuda à não contaminação por bolor e formação de bactérias.

Sem comentários:

Enviar um comentário